Olá!
Percebo o que queres dizer... Às vezes, são tantas coisas que temos em mãos que queremos dar uma rápida resposta a tudo. O mais importante nesse processo, além de manteres a calma, é definires as prioridades (e definires bem - orienta as coisinhas por ordem de importância).
Sempre ouvi dizer que a "pressa é inimiga da perfeição" e cada um tem o seu próprio ritmo de fazer as coisas. Algumas pessoas até conseguem fazer de maneira mais acelerada, mas outras pessoas gostam de manter a calma e ir fazendo as coisas pouco a pouco, podendo tornar o processo mais confortável para si, mas, ao mesmo tempo, mais lento.
- Se o telemóvel for um fator de distração para ti, tenta mantê-lo longe por uns tempos;
- Estabelece prioridades e metas específicas;
- Começa sempre pela tarefa mais importante;
- Para manteres a cabeça fresca, tenta estabelecer períodos de intervalo: por exemplo, foca-te 50 minutos e descansa 10;
- Evita querer fazer tudo ao mesmo tempo! Não vais ser produtiv@ e nem te vais conseguir focar bem na tarefa que estás a fazer;
- Podes utilizar aplicações de produtividade/organização para planificares as tuas tarefas para determinados dias (ou até mesmo o calendário, é uma questão de veres o que preferes);
- Se gostares de planificar as coisas com antecedência, pode ser uma boa ideia, antes de ires descansar, apontar aquilo que tens como tarefas a cumprir no dia seguinte e estabelecer um deadline.