01. "Só penso em despedir-me, mas não quero ser aquela pessoa que está sempre a mudar de emprego"

27-04-2025

Olá. Estou cansada do trabalho e das pessoas. Saí de uma área que gostava, pelo ambiente tóxico, e agora estou num novo trabalho onde estou sobrecarregada devido à inércia da outra colega. Já falei com a chefia, que me mandou ter calma e paciência. Sinto que não é feito nada para me ajudar e cada vez tenho mais trabalho. Não sou minimamente valorizada e só penso em despedir-me, mas não quero ser aquela pessoa que está sempre a mudar de emprego...

Minha querida (espero estar certa e que realmente sejas uma menina - se não fores desculpaaaa, mas foi o que entendi pela mensagem, não me leves a mal 💕), 

Em primeiro lugar, lamento muito que estejas a passar por uma situação dessas - ou seja, de teres saído de um emprego que gostavas (e que abdicaste pelo facto de estares num "ambiente tóxico"), e de agora estares num emprego em que não te sentes ajudada nem valorizada... É muito triste quando isso acontece, porque nos faz duvidar de nós próprios (e isso é tãooooo errado!!!!!).

É normal que penses em mudar perante o que disseste, e não estás errada nisso. Na minha opinião, a parte em que estás errada é quando dizes "não quero ser aquela pessoa que está sempre a mudar de emprego".

O quereres mudar não mete em causa o teu profissionalismo ou a tua falta de vontade de trabalhar. O quereres mudar vem de uma bola de neve que tens acumulado ao longo dos últimos tempos: a falta de ajuda, a falta de empatia, o cansaço, a desvalorização e a desmotivação. E hoje em dia, se repararmos, existe cada vez mais pessoas a despedirem-se e a embarcar em novas aventuras: seja pelo não reconhecimento profissional, pelas horas trabalhadas e não remuneradas, pelo próprio salário em si e pelo desânimo de mil e um fatores que poderia aqui continuar a disparar.

A mudança acarreta coisas boas e coisas más, porque nunca sabemos o que vamos encontrar. Mas cabe-nos a nós sermos "arrojados" para mudar e ir descobrir!

Faz o seguinte exercício: Se tivesses de fazer um balanço dos últimos 2 meses do que tens passado a nível profissional, achas que vale a pena continuar por não quereres ser aquela pessoa que está sempre a mudar de emprego, ou ir em busca de alguma coisa que te volte a motivar no âmbito profissional?


Quando mudamos de emprego (neste caso, quando somos nós a tomar a iniciativa), é porque queremos encontrar alguma coisa melhor - precisamente por sentirmos que não estamos bem no sítio onde estamos (por vários e diversos fatores). É totalmente justo! Não penses muito na parte do "ser aquela pessoa que está sempre a mudar de emprego". Pensa em ti, na tua felicidade e, acima de tudo, naquilo que te faz bem.

Como disse anteriormente, nos dias de hoje (apesar de eu não saber qual é a tua idade), mudar de emprego não é um bicho de 7 cabeças. É sinal que procuras algo melhor. Algo que gostes, Algo que sintas que te possa valorizar. Algo que te volte a despertar a vontade de acordar de manhã e ir trabalhar. Algo que seja leve e que te permita equilibrar a tua vida profissional com todo o resto.

Acredito que o facto de as coisas não estarem bem no teu trabalho acabe por influenciar vários fatores da tua vida: familiar, pessoal e social, por exemplo. Estou errada? 

E será que vale a pena? Será que vale a pena continuares nesse trabalho, ou será que vale a pena arriscar, procurar e partir em busca de algo novo?


Sintetizando tudo aquilo que disse (e a minha opinião):

1. Foca-te em ti e no que é melhor para ti - só tu sabes aquilo que sentes, aquilo que passas;

2. Estares bem a nível mental é meio caminho andado para desbloquear várias coisas na tua vida - se sentires que precisas de ajuda especializada, procura (não é vergonha nenhuma e acho que te fazia muito bem, até para deitares tudooooo cá para fora!);

3. Coloca numa balança a tua vida profissional, a tua vida familiar, a tua vida amorosa e a tua vida social. Para que lado é que ela vai tender a cair? Se tender a cair mais para a vida profissional, e tendo em conta toda a envolvente e problemas que contaste, acho que está na altura de abrandares e pensares mesmo em dar o passo de procurar algo melhor 💕


Lembra-te de uma coisa: momentos maus existem sempre no trabalho, é um facto. Mas cabe-nos a nós decidir se estamos para nos sujeitar a certas e determinadas coisas, ou arriscar e procurar algo que nos volte a dar ânimo no âmbito profissional!

Apoia-te nos teus e segue o caminho que o teu coração mandar. Mas, acima de tudo, pensa em ti e agarra-te ao amor-próprio 💖


Um grande beijinho e espero ter ajudado 🫂


Últimos artigos

Há quase um ano que eu e a minha ex nos separamos e eu ainda não a consegui esquecer e não deixei de ter esperança de voltarmos quando eu e ela já nem nos falamos sequer. O que posso eu fazer?
© 2025 Sem Filtros by. Ana Cristina. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora